CONSELHO TUTELAR |

por ana.carolina — publicado 13/02/2020 20h52, última modificação 13/02/2020 20h52
Na tarde desta quinta-feira(13) a Casa Legislativa recebeu os novos conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2023.

A nova gestão de Conselheiros Tutelares formada por Bethânia Azeredo da Silva, Tatiana dos Santos de Souza, Raphaela Victor Rodrigues, Claudinéa de Souza Santos e o Senhor João Ricardo Macedo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) apresentou suas demandas, anseios e reivindicações, para que em parceria com o Legislativo possam trabalhar com êxito na luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Luciano Pessanha, Calico Leite, Leone Cordeiro, José Borba, Luiz de Acil, Francisco Xavier, Alexandre de Souza e a vereadora Alexandra Moreira.

Com a aproximação do Carnaval, os conselheiros solicitaram aos nobres Edis a contribuição na divulgação das Campanhas contra venda de bebidas alcoólicas a menores, abuso infantil, uso de drogas e trabalho infantil. Os Conselheiros frisaram também a importância dos pais na fiscalização de seus filhos menores, com a questão de bebidas, horário que estão desacompanhados na rua, e companhias de estranhos.

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

Na oportunidade foi solicitado também ao Legislativo para que junto das autoridades competentes busquem sanar a ausência do Comissário da Infância e Juventude, tendo em vista no que no momento, esta comarca encontra-se sem o respectivo funcionário, e o Conselho Tutelar não tem o poder de atuar em algumas situações que são de responsabilidade do Comissário.

A Câmara se colocou a disposição do Conselho tutelar para que em parceria possam alcançar resultados positivos nessa atuação.